Teresa Pamplona

Lisboa: Ponto de Miragem

Este projeto fotográfico, que retrata seis artistas nos seus locais de criação, foi integrada na Revista Gerador na edição de Março 2020. O Gerador é uma plataforma de reflexão, ação e comunicação sobre a cultura portuguesa.

(Já nas bancas.)

.

Lisboa: Ponto de Miragem

Olá, sou a Teresa, tenho 27 anos e sou artista trabalhadora independente. Mudei-me do Porto para o Mundo e resido agora em Lisboa assim como outros milhares de portugueses e aventureiros que para cá vieram com o mesmo propósito, o de desenvolver e perseguir uma carreira artística. Sou fotógrafa. No entanto, para enfrentar este estilo de vida persistentemente incerto e alimentar esta vontade de criar e transformar ideias em imagens, faço outros trabalhos que muitas vezes, nada têm a ver com a minha área artística.

Jéssica Soveral | Brasil 

Jéssica Soveral, Brasileira, tem 27 anos e é Palhaço há 5 anos.
Começou a actuar em hospitais como voluntária no Brasil, e assim que chegou a Portugal reconheceu o seu amor pelos palcos. 

A sua formação académica é em multimédia e veio para Portugal com a ideia de conhecer a cultura, melhorar o inglês e conhecer novas pessoas. 

Estuda duas vezes por semana arte circense na Evoé Escola de Atores e tem como objetivo fazer parte da Operação Nariz Vermelho. Enquanto estuda e desenvolve workshops para o projecto que criou, "Clown na rua", que irá apresentar no verão, trabalha também num café do Lx Factory para se manter financeiramente. 

Clica aqui para descobrires mais sobre o mundo artístico da Jéssica.

Cristina Vizir | França

Cristina Vizir é bailarina e tem 27 anos, nasceu na Moldávia e cresceu em França.

Em outubro de 2018 mudou-se para Lisboa com o objetivo de adquirir mais conhecimento teórico e aperfeiçoar a sua técnica enquanto bailarina/intérprete na formação profissional da Companhia Olga Roriz. 

Deseja aprender mais sobre o que é a dança-teatro, descobrir novos horizontes artísticos, novos processos criativos, porém, explorando sempre o seu próprio caminho. 

Ao lado deste curso e de projetos pontuais de dança e performance, a Cristina trabalha 35 horas por semana numa loja de ilustrações de Arte Portuguesa para se sustentar.

Clica aqui para descobrires mais sobre o mundo artístico da Cristina.

Maria De Sá | Portugal

Maria de Sá tem 25 anos e começou a estudar para ser actriz aos 14. Desde os 17 que teve outros trabalhos para alimentar a sua paixão: representar.

Começou por ser lojista, trabalhou num restaurante indiano, distribuiu panfletos, fez babysitting, entre outros trabalhos temporários.

Após uma temporada nos Estados Unidos da América, a estudar representação e a tentar a sua sorte enquanto atriz, com sucesso e algumas peripécias, volta a Portugal, mas desta vez muda-se para a capital.

Desde que chegou, trabalha numa loja de roupa e no verão num bar de praia. Maria diz: "Realmente ser actriz dá-nos asas para abrir a “maleta” dos utensílios para todas as profissões que nos dêem o necessário para continuarmos com a que realmente queremos.".

Clica aqui para descobrires mais sobre o mundo artístico da Maria.

Jorge Hernández | México

Jorge Hernández é mexicano e tem 27 anos. Começou a fazer música em 2008 pela simples necessidade de criar. 

Mora em Lisboa há quase dois anos sem nunca ter pensado sequer neste lugar. Chegou como viajante de mala às costas e apaixonou-se pela cidade.

Jorge compõe, ensaia e grava toda a sua música no seu pequeno quarto alugado, incluindo o seu mais recente álbum "Jacarandá".

Já foi cozinheiro, empregado de mesa e atualmente paga as contas como bartender na baixa de Lisboa. Jorge adora a sua vida lisboeta, mas lamenta não ter tanto tempo para a música como gostaria. No entanto o "tempo perdido" fa-lo afirmar:  "As ideias para criar vão surgindo mesmo dentro de um bar."

Clica aqui para descobrires mais sobre o mundo artístico do Jorge.

Demètryus Silva | Brasil

Demètryus Silva é um músico de 26 anos, nascido no Brasil.
Mudou-se para Lisboa em maio de 2017 para aperfeiçoar o seu conhecimento em produção musical, canto e guitarra acústica.

Como também alargar novos horizontes e novos processos criativos na área artística do cinema, outra das suas grandes paixões. 

Já em Lisboa, antes de encontrar um emprego que se encaixasse com seu perfil, trabalhou como pedreiro e empregado de mesa nalguns restaurantes.

Atualmente a par do seu curso na Escola de Teatro e Cinema da Amadora, Demètryus trabalha 36 horas por semana durante a noite, como moderador de conteúdo numa empresa de consultoria. 

Clica aqui para descobrires mais sobre o mundo artístico do Demètryus.

Daniela Rodrigues | Portugal

Daniela Rodrigues é portuense, tem 26 anos e é artista polivalente.

Com apenas 5 anos desenhava caligrafias na perfeição e a arte corre nas suas veias desde então. Viver dela tornou-se um dos seus maiores sonhos. Pintora, desenhadora, escultora e amante da escrita, aos 20 anos começou a trabalhar como desenhadora Projectista.

Passou ainda por cidades como Zurique, Bern, Londres e Interlaken, na esperança de vingar no mundo artístico. Agora, há 6 meses em Lisboa, procura na capital o sucesso e novas oportunidades na área.

Sem qualquer tipo de apoios, Daniela trabalha durante 8h por dia numa empresa de telecomunicações com o objetivo de financiar a sua primeira exposição.

Clica aqui para descobrires mais sobre o mundo artístico da Daniela.

Using Format